top of page

O profissional de RP tornou-se o principal jogador na comunicação interna nas organizações

  • Foto do escritor: Colors Comunicação
    Colors Comunicação
  • 26 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Foto: Sora Shimazaki / Via Pexels


O profissional de Relações Públicas é essencial para qualquer organização, seja pública, privada, e até mesmo para indivíduos cuja imagem e reputação deve ser preservada diariamente, como o caso de celebridades e políticos. Além de um ótimo profissional da comunicação, o RP pode atuar em diversas áreas dentro de uma organização. Mas, dando início a nossa partida, afinal, você sabe o que é relações públicas?


De acordo com a Sociedade Americana de Relações Públicas, a PRSA, Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações entre as organizações e seus públicos, onde os dois lados saiam ganhando. Dessa forma, o profissional de RP é responsável por gerenciar, através de uma visão 360º, as relações e processos de troca entre os públicos, a fim de criarem algo positivo para ambas as partes.


O RP é o artilheiro de qualquer negócio, uma vez que pode atuar em diferentes frentes, tanto em relação à imagem externa, como assessoria de imprensa, marketing e branding, quanto sendo o coração da empresa, nutrindo a companhia de dentro para fora, como nas áreas de comunicação interna, desenvolvimento organizacional e cultura organizacional. Regras do jogo esclarecidas, vamos entender o principal papel e a importância do profissional como agente interno em uma organização.


Sabe aquela sensação de pertencimento e paixão toda vez que você assiste a uma partida do seu time do coração? Esse é o papel que o Relações-Públicas busca dentro da comunicação interna e cultura organizacional dentro de uma companhia. Através de campanhas internas de engajamento, ele trabalha lado a lado ao RH para desenvolver uma cultura de pertencimento e paixão em fazer parte da empresa, fortalecendo as relações dos diferentes públicos dentro da companhia, desde o estagiário, o operador, o assistente, analista, gerente, líder e até o CEO.


Partindo para o segundo tempo, podemos incluir no contexto o chamado Employer Branding. Uma empresa que trata bem e é engajada com seus funcionários, recebe uma comunicação orgânica dos mesmos, que tendem a postar e a compartilhar as ações que participam na empresa, gerando um buzz benéfico para a organização, podendo refletir não só no trabalho de cada indivíduo, como também trazendo cada vez mais profissionais qualificados para os times e também oportunidades de negócios.


Hoje, a imagem de uma companhia não é vista apenas em propagandas e comerciais, mas principalmente de dentro para fora, por isso, o profissional de RP é de extrema importância nesse cuidado e nutrição. Cada vez mais as pessoas buscam empresas que tenham fit com seus princípios e que se preocupam com o funcionário, já que ele também é a peça essencial para toda a operação de uma companhia. Assim, o RP é o jogador mais desejado do momento, sendo essencial para toda e qualquer empresa. O RP domina no peito, chuta para o gol e é sucesso na certa. RP em jogo constante.

Texto por: Andressa Gutierrez

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post
Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • LinkedIn

©2020 por Colorscomunicacao. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page